Ao abrir o PDF gerado pelo FastFormat no Word, é possível que o espaçamento entre linhas dos parágrafos seja aparentemente menor que o espaçamento aplicado pelo Word.


Essa diferença se dá porque o Word e o FastFormat utilizam conceitos deferentes para calcular o espaçamento entre linhas. O espaçamento do FastFormat está alinhado com a tipografia tradicional: https://en.wikipedia.org/wiki/Leading.


Na tipografia tradicional, o espaçamento entre linhas deve ser calculado em relação ao tamanho da fonte. Contudo, aparentemente o Word faz esse cálculo utilizando o tamanho da linha. Como o tamanho da linha é, naturalmente, maior que o tamanho da fonte, o espaçamento será sempre maior no Word.


A imagem abaixo (retirada do link https://en.wikipedia.org/wiki/Leading) mostra como deve ser calculado o espaçamento entre linhas. Note que o espaçamento é proporcional ao tamanho da fonte.

O espaçamento de 1.5 do Word se aproxima, na verdade, de um espaçamento duplo (seria entre o Hx1.725 ou Hx2 da imagem anterior). O espaçamento maior do Word seria, aparentemente, uma limitação da ferramenta, uma vez que é computacionalmente custoso fazer o cálculo de proporcionalidade do espaçamento enquanto o usuário digita/modifica o texto. O FastFormat não tem essa limitação porque o documento só é gerado quando o usuário salva; todo o cálculo é feito em nosso servidor.